Como um implante dentário é colocado?

Como um implante dentário é colocado?
Como um implante dentário é colocado?

Saiba tudo sobre a colocação do implante

Atualmente existem basicamente duas formas de se realizar a cirurgia para colocação de implantes:

Cirurgia de implante dentário tradicional

A forma tradicional de colocação de implante é aquela em que o paciente faz uma tomografia computadorizada, a cirurgia é planejada no computador antes de realiza-la na boca, para que o profissional saiba de antemão tudo de bom e de ruim que possa acontecer no momento da cirurgia e como resolver os problemas avaliados, caso ocorram.

Neste caso anestesia-se o paciente, com anestesia normal, a mesma que se usa para remover cáries. Após isso, é feita uma incisão com o bisturi, para ter visão da área óssea onde pretende-se instalar os implantes. Depois eles são colocados e realiza-se as suturas para unir novamente um bordo da gengiva ao outro.

Após este processo, aguarda-se de três a quatro meses na região superior e cerca de dois meses na região inferior para que os dentes definitivos possam ser colocados.

No entanto, existe um outro método chamado carga imediata, em que você faz os implantes de manhã e à tarde coloca os dentes provisórios e vai para casa com a boca bonita. Claro que terá que tomar alguns cuidados com a mordida para que não force os implantes recém-colocados. Mas nem todos os os pacientes podem receber a carga imediata. Para que esse procedimento possa ser realizado, você precisa ter osso em boa quantidade de altura e largura e esse osso deve ter uma boa qualidade, também visualizada através da tomografia.

Leia também:

Como acabar com o vão entre os dentes

A importância de levar as crianças ao dentista

Vou ficar sem dentes enquanto espero os implantes integrarem ao osso?

Não, essa é uma preocupação muito comum em pacientes que perderam ou irão perder dentes. Existem trabalhos provisórios que ficarão na sua boca enquanto espera a integração dos implantes com o osso, esses trabalhos são muito estéticos e já servem como uma base de como ficarão seus dentes definitivos.

Resultados esperados

Muitos pacientes se perguntam se existe alguma forma de saber como será o resultado final do implante dentário. Existem duas formas que chegam muito perto da realidade:

  • Confecção de dentes provisórios O paciente nunca deve sair do consultório sem dentes, mesmo que provisórios, e neste processo ele pode escolher se quer estes dentes um pouco mais claros ou mais escuros, se prefere um dente maior ou menor e as alterações são feitas até que ele fique satisfeito. Baseado nesses dentes provisórios, escolhe-se onde e como colocar os implantes, para que as coroas definitivas sejam uma cópia do que foi escolhido de comum acordo entre profissional e paciente.
  • Planejamento do implante no computador Outro método mais recente é fazer as alterações dos dentes no computador, até chegar em algo que o paciente e dentista se encantem. Com isso realizado, envia-se para o laboratório de prótese, que faz as alterações que fizemos nos seus dentes do computador em um modelo de gesso com exatidão. Com isso, é feita uma moldagem dele e levamos uma moldeira em sua boca com uma resina chamada bisacrilica.

Tempo de duração da cirurgia

O tempo médio para colocação de um implante dentário varia em torno de uma hora a uma hora e meia e se o paciente for fazer mais de um, podemos acrescentar 30 minutos para cada implante a mais.

Em pacientes que irão receber vários implantes dentários, a cirurgia pode ser feita em uma única sessão ou dividida em mais de uma.

Uma outra possibilidade que deve sempre ser avaliada em casos de tratamentos extensos ou pacientes que deixam de fazer o tratamento por medo é a realização da cirurgia com sedação, realizada com o auxílio de um médico anestesista no próprio consultório ou com o uso de centro cirúrgico hospitalar, onde o paciente entra de manhã e sai do hospital ao final da tarde, com o implante realizado.

Fonte: minhavida.com

Adicionar Comentário