Conheça alguns cuidados para a higiene bucal do bebê

Conheça alguns cuidados para a higiene bucal do bebê
Conheça alguns cuidados para a higiene bucal do bebê

Veja algumas dicas de cuidados para a higiene bucal do bebê desde a amamentação!
Além das propriedades nutricionais e vantagens psicológicas da amamentação, mamando no peito o bebê desenvolve músculos e esqueleto da face. Isso possibilita a obtenção de uma boa oclusão dentária.
Os cuidados com a higiene bucal devem começar desde o nascimento. Para o recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Por volta dos 6 meses de idade, com o nascimento dos primeiros dentes, com uma dedeira. Aos 14 meses, com os primeiros molares decíduos nascidos, deverá ser realizada a higiene com uma escova dental infantil, já utilizando creme dental. Ao fim da escovação limpe a boca do bebê com gaze para tirar o excesso.
A partir dos 3 anos de idade, aproximadamente, a criança já é capaz de cuspir. Neste momento, já poderá utilizar o creme dental com flúor. Não esqueça de supervisionar sempre! A ingestão do creme com flúor poderá gerar problemas de saúde.

Quando o bebê deve começar a visitar o dentista?
A primeira visita ao dentista deve ser feita ainda na gestação! Ela valerá para a mãe receber orientações para manter a saúde bucal do seu filho. Independente da mãe ter realizado uma consulta, o bebê deve fazer sua primeira visita ao dentista aos 6 meses. Este momento coincide com o nascimento do primeiro dente decíduo. Preferencialmente, este atendimento deve ser feito com um odontopediatra, já que ele é o profissionao mais habilitado para atender crianças.

Fonte: Guia do Bebê

Adicionar Comentário