Endodontia

Quando pensamos nos dentes, na maioria das vezes imaginamos as partes duras e brancas peroladas que iluminam o sorriso. Mas há muito mais em nossos dentes do que é visível na superfície. No fundo de cada uma delas existe uma rede de pequenas passagens semelhantes a cavernas chamadas canais, que contêm tecidos vivos sensíveis, incluindo vasos sanguíneos e nervos. O tratamento do tecido vivo no interior do dente, também chamado de polpa, é a principal preocupação dos endodontistas (“endo” = dentro, “dontia” = dente).

Em nossa experiência cotidiana, geralmente não estamos cientes desses canais minúsculos, que se estendem abaixo das superfícies mastigatórias até as raízes dos dentes. Mas quando algo der errado com eles, as chances são de que saberemos imediatamente: a inflamação e a dor na polpa do dente podem ser bastante graves. Obter alívio da dor e controlar uma infecção no tecido pulpar pode exigir terapia de canal radicular ou outro tratamento da polpa do dente. Esses procedimentos, juntamente com muitos outros, são freqüentemente realizados por endodontistas.

Fazer um tratamento de canal é fácil, mas fazer um tratamento de canal bem feito é muito difícil e requer os estudos e habilidades de um especialista em endodontia.

 

A terapia do canal radicular é provavelmente o tratamento mais comum realizado por um endodontista. Pode ser necessário quando a polpa do dente está infectada – geralmente como resultado de cárie dentária não tratada ou lesão dentária traumática. Esse procedimento envolver realizar o acesso ao interior do canal, através de um orifício no dente afetado, remover o tecido pulpar infectado ou morto, por meio de instrumentação do canal e desinfecção vedando o esse espaço com material de preenchimento biocompatível estéril e selar o dente contra reinfecção. Normalmente é feito sob anestesia local e é realizado com limas que são pequenos instrumentos que dão acesso ao canal e as vezes realizado com o auxilio de um microscópio óptico.

A taxa de sucesso do tratamento endodôntico é de cerca 95%. Este significa salvar um dente natural que de outra forma teria sido perdido.  Apesar do mito de que o tratamento de canal possa o paciente sentir muita dor, é justamente o contrário, pois o que o endodontista faz é provocar o alívio da dor quase que imediatamente, tornado o seu trabalho realmente valioso, preservando os dentes naturais .

Além de realizar tratamentos padrão do canal radicular, os endodontistas costumam atender pacientes encaminhados a eles por dentistas de outras especialidades, onde fatores complicadores dificultam o tratamento. Eles também realizam procedimentos cirúrgicos endodônticos, como apicectomias, onde o tecido infectado é removido da ponta da raiz do dente. Além disso,  os endodontistas também são chamados a realizar um re-tratamento endodôntico (onde um tratamento radicular anterior falhou) ou a tratar danos à polpa em casos de lesões dentárias traumáticas. Seus conselhos podem ser extremamente úteis em situações em que uma decisão difícil deve ser tomada: vale a pena tentar salvar um dente, ou melhor extraí-lo?

Embora os dentistas clínicos gerais realizem um grande número de tratamentos de canais radiculares, os pacientes geralmente são encaminhados ao endodontista por clinico geral. Às vezes, isso é feito se você estiver com dor de dente inespecífica na região ou se uma complicação  puder potencialmente dificultar seu tratamento, como uma diferença na sua anatomia radicular. Ou você pode ser encaminhado a um endodontista para realizar um tratamento do canal radicular antes de colocar uma coroa ou realizar outro tipo de restauração em um dos dentes.

Se você tem uma dor de dente ou sensibilidade dentária comum, provavelmente é melhor procurar a Clinica Ortobrasil onde o clinico geral fará uma avaliação e detectando um prolema endodôntico encaminhará para a endodontista; seu problema pode ser simplesmente cárie dentária ou necessidade de fluorterapia para obliterar os túbulos dentinários de raízes expostas, que pode ser convenientemente tratado por um dentista geral.

Quer uma consulta com um dentista?

Agende agora mesmo sua avaliação. Verifique se seus dentes precisam de uma de algum procedimento para recuperá-lo.