Prótese

A prótese dentária visa restaurar seu sorriso e preservar sua saúde bucal a longo prazo.

A reparação de dentes desgastados, danificados ou cariados pode ser obtida com coroas, restaurações e outros tratamentos restauradores. A substituição de dentes ausentes pode envolver implantes, pontes e prótese fixas também conhecida como jaqueta.

Os tratamentos protéticos podem ser escolhidos por razões funcionais ou estéticas. Eles são projetados para restaurar a aparência e a função natural dos dentes, gengiva e outras áreas da boca. Eles também podem ajudar com problemas na mandíbula, como distúrbios da articulação temporomandibular (DTM).

Existem diversos tipos de próteses, elas variam de acordo com a indicação e a necessidade de cada paciente. Entre elas estão a Prótese Total (conhecida como dentadura), Coroa Unitária (conhecida também como prótese fixa ou pivô ou jaqueta), Prótese Parcial Removível (provisória ou definitiva), Próteses sobre Implantes Unitários, de diversos elementos ou a Prótese Protocolo que substitui a Prótese Total (dentadura) , Prótese InLay/OnLay (conhecida como Bloco).

É muito importante que a Prótese seja feita por um especialista Protesista pois a qualidade do trabalho associado a higienização diária do paciente da forma correta é o que dará a durabilidade do tratamento.

Existem diferentes tipos de próteses, elas são:

  • InLay/OnLay
  • Coroa Unitária
  • Prótese Parcial Removível
  • Prótese Total removível
  • Prótese sobre Implantes

É uma forma de restauração indireta. Isso significa que eles são feitos fora da boca como uma peça única e sólida, que se ajusta ao tamanho e formato específicos da cavidade. 

O InLay e OnLay devolvem o formato e cor do dente com naturalidade, e é uma ótimas opção de tratamento em dentes destruídos. 

Fazer uma coroa significa cobrir o dente com material permanente e fixo que restaura a força e a beleza do dente. Quando resta pouco da estrutura do dente ou a maior parte do dente consiste em material de preenchimento, é indicada a realização da coroa. Os preenchimentos (restaurações) grandes, especialmente nos dentes posteriores, não são adequados para suportar as enormes forças de mastigação e, como resultado, desgastam-se rapidamente. Isso, por sua vez, causa redução da dimensão vertical (redução da altura da mordida). Essa redução pode causar problemas funcionais e estéticos no futuro.

O tratamento do canal radicular também é uma indicação para fazer a coroa, é necessário colocar um núcleo intra-radicular no qual a prótese vai ser cimentada. O dente onde o tratamento do canal radicular foi realizado é mais fraco que o vital e pode fraturar facilmente. A coroa protege a estrutura e integridade dos dentes restantes e também diminui a probabilidade de fraturas. Se apenas a raiz permanecer, então, em certas condições, também pode ser restaurada por meio de uma coroa. O provisório e o núcleo devem ser feitos primeiro. O núcleo é cimentado na raiz e retêm a coroa. Coroas de alta qualidade podem permanecer na boca mesmo por décadas desde que o paciente escove e passe fio dental adequadamente diversas vezes por dia e a cada 6 meses faça uma consulta ao protesista para avaliar infiltração inicial. A coroa de alta qualidade supõe uma preparação marginal precisa, excelente técnica de impressão e uso de ligas de alta qualidade.

 

A ponte é uma estrutura que substitui o dente ausente e é fixada nos dentes vizinhos, ela é indicada quando os dentes ao redor da lacuna estão destruídos, tem grandes restaurações e precisam de coroas. Quando os dentes vizinhos estão intactos ou apresentam pequenos defeitos, é melhor substituir os dentes ausentes (lacuna) por implante (ou implantes).

 

A prótese removível definitiva possui estrutura metálica, o que confere resistência e dimensões menores e aumenta o conforto. Não é necessário remover esta prótese da boca durante a noite. A prótese removível substitui os dentes ausentes e é feita quando é impossível inserir implantes ou fazer pontes.

Isso significa misturar diferentes tipos de próteses. Por exemplo, alguns dentes podem ser restaurados com coroas ou pontes, outros são substituídos pela parte removível que é fixada por meio de acessórios especiais. O uso de tal prótese é bastante conveniente. Trabalhos combinados são feitos quando é impossível substituir todos os dentes ausentes por prótese fixa ou implantes.

Esta é uma prótese removível feita de resina acrílica. Este tipo de prótese é feita quando todos os dentes são perdidos. A prótese total também conhecida como dentadura pode ser provisória ou definitiva. Uma prótese total superior bem feita geralmente deixa os pacientes bastante satisfeitos, pois podemos usar dentes importados de alta qualidade, gengiva caracterizada e palato incolor. Já na prótese total inferior a única forma de dar qualidade é com ela parafusada nos implantes.

O dente perdido pode ser substituído por um implante, que é inserido no osso. Após a ósseo integração, coroas, pontes ou outro tipo de prótese podem ser fixados no implante. O resultado final é muito semelhante ao dente natural. Os implantes também podem ser usados para apoiar próteses removíveis (over denture). Às vezes, os implantes são a única opção para tornar a prótese estável.

Quer uma consulta com um dentista?

Agende agora mesmo sua avaliação. E avalie qual é a melhor opção para seu caso.